Empreendedorismo e Inovação – Workshops de Effectuation

O que é EFFECTUATION?

Effectuation é a lógica da expertise empreendedora. É um método humano de resolução de problemas desenvolvido a partir da ciência cognitiva.

Executivo x Empreendedor

Pesquisas recentes indicam que Empreendedores pensam de maneira Effectual e que Executivos  pensam de maneira Causal.

(Fonte: www.effectuation.org)

Capacitar Executivos a pensarem de maneira empreendedora (Effectual) é fundamental para liberar a capacidade de uma equipe de gerar inovação.

Effectuation

1)Passarinho na mão – Comece com o que você tem de recurso. Não espere pela oportunidade perfeita. Inicie tomando AÇÃO, baseado no que você tem facilmente disponível:  QUEM VOCÊ É? – O QUE VOCÊ SABE? – QUEM VOCÊ CONHECE?
2)Perda Aceitável – Estabeleça perdas aceitáveis.  Avalie oportunidades analisando se a perda é aceitável “para se manter vivo na jornada”, ao invés da atratividade do ganho previsto.
3)Colcha de Retalhos (Crazy-Quilt) – Forme parcerias com pessoas e empresas a fim de ter compromissos reais para criar o futuro junto com você: produtos, empresas, mercado. Não se preocupe muito nesta fase com análise competitiva e planejamento estratégico.
4)Limonada- Alavanque contingências.  Abrace surpresas  que aparecem de situações incertas, permanecendo flexível ao invés de preso a metas existentes.
5)Piloto no Avião – O futuro é CONSTRUÍDO por nós desde que estejamos no controle das AÇÕES.
O ciclo Effectuation é iterativo, altamente dinâmico, por vezes caótico e imprevisível.  A próxima meta e o novo recurso surgem a partir da capacidade do empreendedor de estabelecer vínculos de relacionamento com outras pessoas (Commitments), liderando-as a fim de co-criar inovação.
Ciclo de Effectuation

Este Workshop foi co-criado por Marcos Madeira (Ação Criativa) e Kleber Teraoka (Assoc. Campinas Startups) – www.campinasstartups.com. É o único Workshop de Effectuation baseado em Metodologia Experiencial e atualmente é parte da ementa do Curso de Formação de Empreendedores da ACS. Também foi aplicado em programas de empreendedorismo da Endeavor.