EQUIPE

A equipe da Ação Criativa conta com consultores parceiros de formação multidisciplinar, alguns dos  quais pioneiros na aplicação da Metodologia Experiencial em nosso país, com larga experiência  na condução de grupos em programas indoor e outdoor, no Brasil e no exterior.


marcos

Marcos Brasileiro Madeira

Bacharel com licenciatura em Ciências Biológicas, cursou pós graduação em Psicomotricidade Relacional e a formação de Líder Facilitador da ADIGO, entre outros cursos. Instrutor voluntário na Jefferson Wilderness High School, Daly City, Califórnia, sob orientação do Ph.D. Reno Taini. Apaixonado pela natureza, é montanhista em atividade desde 1984. Trabalha com a Metodologia Experiencial desde de 1993, sendo um dos pioneiros na aplicação do método no Brasil. Desde então atua como consultor comportamental em processos de desenvolvimento, criando, aplicando, conduzindo programas e atividades experienciais focadas no desenvolvimento comportamental de indivíduos, grupos e organizações. Na busca pelo auto desenvolvimento iniciou em 2000 a pratica do Aikido, arte marcial japonesa. Graduou-se como faixa preta 1º grau em 2005. É mentor associado da ACS – Associação Campinas Startups desde 2012. Possui experiência internacional. Trabalhos em 5 continentes e 9 países, com grupos de diferentes níveis e origens culturais.


armando

Armando Galassini

Geógrafo pela USP. Educador e Facilitador de processos de desenvolvimento humano e profissional desde 1993, atuando com diferentes níveis organizacionais de empresas como; Vale, Amil, Petrobrás, Basf, Bayer, Roche, Aché, Novartis, Itaú, Unibanco, Bradesco e outras. Desde 2001 é instrutor da Outward Bound Brasil, instituição presente em mais de 30 países.


equipe03

Fernando Aranha

Atua com a Metodologia Experiencial desde 98, é instrutor da Outward Bound Brasil, instituição presente em mais de 30 países. Além dos projetos com empresas, desenvolve também programas de Educação Ambiental e inclusão social para jovens de comunidades carentes, sempre usando a Metodologia Experiencial como ferramenta.


equipe04

Maurício Clauzet

Engenheiro de Produção Mecânica com Mestrado em Engenharia de Desenvolvimento de Software e Programação, e Controle da Produção (PCP), na USP de São Carlos. Já trabalhou como engenheiro em grandes empresas, como a Siemens e Microsoft, inclusive no exterior, Irlanda e EUA. Atuou por 8 anos como professor universitário nos cursos de Administração de Empresas, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção na PUC – PR. Apaixonado pela Natureza já participou de expedições para mais de 11 países, incluindo Nepal. Desde 2009, ministra palestras e atua como consultor/facilitador comportamental em Programas de Treinamento e Desenvolvimento que utilizam a Metodologia Experiencial com atividades de solo e altura. Na área de educação trabalha desde 2011 na escola de liderança americana NOLS (National Outdoor Leadership School http://nols.edu), presente em mais de 15 países, com cursos em formato de expedição que podem durar de 10 a 130 dias em áreas naturais de acesso remoto. Através da NOLS Pro, também atua como instrutor em expedições focadas no treinamento corporativo, como por exemplo, para os cadetes aspirantes a oficiais da academia naval dos EUA – NAVY. Possui mais de 50 semanas de trabalho em campo.

www.mauricioclauzet.pro.br


equipe06

José Luis Fodra

Psicólogo, Arte-Educador e Músico, pós-graduado em Psicologia Social das Organizações (ênfase em Equipes de Alto Desempenho) e com curso intensivo em Administração de Empresas pela FGV-SP. É formado também em Comunicação Visual e Publicidade pela Escola Panamericana de Arte possuindo ainda vários cursos na área da Qualidade. Com cerca de 20 anos de experiência profissional, atuou em Desenvolvimento de Recursos Humanos em empresas e indústrias de diferentes segmentos, além de desenvolver projetos de consultoria. Foi também professor em escolas públicas e privadas.


equipe07

Pedro Pedrosa

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula – RJ e pós-graduado pela NOLS- Chile, como Educador ao Ar Livre. Trabalha desde 1994 com consultoria e treinamento experiencial na América Latina, EUA e África. Realizou diversos cursos de desenvolvimento de equipes, liderança, gerenciamento da mudança, comunicação e qualidade para mais de vinte mil pessoas em empresas como Amil, Bradesco, Petrobrás, Promom, Infraero, Oi, Companhia Vale do Rio Doce, Shell, Esso, Philip Morris, Rexan, Coca-Cola, Halliburton, Ipiranga, Vivo, Sky, Net, MasterCard, Visa, Módulo, BNDES, Smith International, Banco Real, 3M, Nokia, Ericsson, dentre outros. Apicultor e canoísta Bicampeão Brasileiro de Canoa Havaiana e membro da primeira equipe do Brasil a competir no Tahiti, Havaí e França.


lucci2

Luciano Giannini

Professor, Psicopedagogo, desde o ano 2000 atua na área de comunicação, marketing e atendimento a cliente. Coordenou equipes de atendimento e relacionamento com clientes de empresas como Kraft Foods, Renaut do Brasil, Unimed Curitiba, Esso, HSBC e TIM. Em 2004 se especializou na área de internet como web designer, marketing e comunicação on-line. Cursou tecnologia em sistemas para internet área que assume desde 2006 na Nerocom Digital. Atualmente ministra cursos de extensão na área de marketing digital, atendimento ao consumidor/cliente e novas tecnologias em paralelo a direção de novos negócios da Nerocom. Atua como consultor/facilitador em parceria com a Ação Criativa desde 2009. Faixa preta 3º grau de Aikido, responsável pelo grupo Santa Felicidade Aikido Dojo em Curitiba-PR.


equipe09

Mauro Ribeiro

Eng. Agrônomo – UNESP- 1976

Engenheiro Agrônomo, atuou por mais de 25 anos em multinacionais do segmento de Agronegócio no Brasil e no exterior (EUA, Portugal e Suiça), tendo ocupado diversos cargos de alta liderança, tais como Gerente Comercial, Gerente de Produtos, Gerente de Logística, Gestão da Qualidade (com implementação de softwares de gestão), Diretor de Marketing e Recursos Humanos. Recebeu premiações em Recursos Humanos pelo tratamento digno dado a colaboradores demitidos por ocasião do fechamento de unidade fabril e como consultor na implantação de Programa de Mudanças Comportamentais em empresa Norte Americana. Atua como professor de MBA`s da FGV, na UNIFESP, Faculdade Trevisan, cursos de MBA do IBES (Instituto Blumenauense de Ensino Superior), em todas instituições responsável pela condução de diversas disciplinas. Pós graduado em diversas instituições de renome no Brasil e no exterior, tais como INSEAD – França (Gestão Estratégica de Pessoas), Mike Salman – Inglaterra (Gestão da Qualidade e MRP II), USP (MBA Recursos Humanos) e FGV ( Gestão de Recursos Humanos e Gestão Avançada da Qualidade).


cibele

Cibele Ribeiro Arnaldi

Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP com mestrado pela UNESP/FCA, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, tem formação de Líder Facilitador pela ADIGO, fez cursos de Comunicação Não Violenta, Canvas – Ferramenta Estratégica, Liderança Pró-ativa entre outros. Atua como professora na área de comunicação em cursos de Formação de Consultores e Gestores. Trabalha com a Metodologia Experiencial desde 2005 nos processos de desenvolvimento humano e profissional.Participou de projetos de integração social através da Pedagogia Social e da Pedagogia Waldorf.


Gabriel

Gabriel da Fonseca

Biólogo

Guia profissional de escaladas formado pela ACIA na Austrália e professor de Aikido (faixa preta 3 grau). Seu primeiro contato com a Metodologia Experiencial foi em 1991 na Universidade de Antioch, Ohio, onde estudou por seis meses. Atua como formador de Facilitadores Experienciais desde 1994 no Brasil e no exterior, tendo lecionado mais recentemente no Murrudindi Training Institute, em Alexandra, Austrália. Entusiasta do método, desde então desenvolve programas e atividades, em ambientes controlados (hotéis) e na natureza, tanto para executivos como para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atuou extensivamente com Reno Tahini PhD nos EUA e Alemanha, onde desenvolveram programa financiado pela União Europeia. Fundador da KreativAktion (Alemanha – 1996), atuou em processos de desenvolvimento para empresas como Siemens, Tyssen Krupp, West LB Bank, Swift, Exxon Mobil entre outras. Um dos fundadores da Associação Alemã de Percursos de Cordas, ajudou a elaborar os standards de segurança atualmente usados na União Europeia. Tem experiência internacional em mais de 10 países, entre EUA, Alemanha, Holanda, Bélgica, Austrália e Malásia.


Mariana

Mariana Candeia

Atuou como psicóloga clínica na Abordagem Centrada na Pessoa (UFPB). Pós –Graduada em Gestalt-Terapia, Dinâmica de Grupos e Psicossomática (Centro de Psicoterapia Existencial – SP). Em 2006 começou a facilitar processos humanos (individuais e de grupos) em ambientes naturais através de programas de formação de liderança em ONG`s internacionais (Outward Bound Brasil e National Outdoor Leadership School – NOLS). Terapeuta neuromuscular pelo Método Romanowski (N.Y) e mestranda em Transpersonal Psychology and Neuroscience pela Wisdom University, Califórnia. Mariana também é escaladora em rocha há 13 anos e nos últimos cinco anos, vem trabalhando em programas e expedições de escalada e montanhismo nos Estados Unidos (Alaska, Wyoming) e na Patagônia com fins de desenvolver habilidades de liderança e promover um aumento de uma consciência eco-psicológica.


Silke

Silke Körner

Alemã, chegou no Brasil em 1991, vindo dos Estados Unidos, onde trabalhou com o método experiencial de aprendizagem pela primeira vez em 1988. Co-fundadora de duas empresas de treinamento experiencial no Brasil e na Alemanha, onde morou entre 1996 e 2009. Trabalhou como consultora e treinadora em vários países na Europa, nos EUA e no Brasil. Neste período desenvolveu programas para empresas como Siemens, ThyssenKrupp e West LB, entre outras. Atua formando facilitadores experienciais desde 1994.Em 2009 mudou-se para a Austrália, onde ocupou o cargo de diretora com responsabilidade pelos departamentos de facilitação, treinamento interno e RH da maior empresa de Educação Experiencial no hemisfério do Sul (The Outdoor Education Group – OEG). Entre 2013 e 2014 ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Murrindindi Training Institute, organização que promove cursos de qualificação profissional em Recreação e Educação ao Ar Livre. É faixa preta de 2º grau em Aikido e Jodo e montanhista em atividade desde 1994.