O QUE FAZEMOS

A AÇÃOCRIATIVA atua na interface entre processos e pessoas.

Isto significa que geramos soluções de desenvolvimento comportamental quando existem dificuldades na implementação de processos, procedimentos e diretrizes.

Nossos treinamentos e intervenções focam no desenvolvimento da capacidade das pessoas assumirem responsabilidades (ownership) sobre os mesmos e encontrar uma forma eficaz de implementá-los com sucesso.

Enfatizamos o caminho da Descoberta e não da Instrução, para que o grupo construa sua própria forma de lidar com os desafios do cotidiano de maneira alinhada com as estratégias da empresa e com o entendimento da equipe.

oquesomos

Atuamos com 4 abordagens distintas na interface entre pessoas e processos:

Formação e Integração de Times – Intervenções para times em processo de formação ou já formados, mas precisando melhorar o desempenho;

Programas de Desenvolvimento – Programas modulares customizados para trazer soluções sustentáveis e trabalhar temas específicos do cliente;

Processos de Mudança – Intervenções para disseminação de nova cultura, assimilação de novos processos e/ou novos modelos de gestão;

Integração de áreas – Intervenções para times de áreas correlatas para melhoria da cooperação e interação, entendendo e exercitando a interdependência.

 

Tipos de Programas

oquesomos2

REDIRECIONAMENTO – Estes programas possuem sua ênfase na transferência e no suporte do aprendizado para garantir um impacto duradouro. Seu propósito é mudar como as pessoas pensam, sentem, se comportam e resistem. Sua condução precisa estar altamente conectada com os objetivos de desenvolvimento organizacional da contratante. O grupo deverá elaborar ações de suporte ao aprendizado, e receberá acompanhamento do RH, gestores envolvidos e da AçãoCriativa, com follow-ups previstos durante um período de tempo após a conclusão do programa. Ex: Mudança cultural, novo modelo de gestão.

 DESENVOLVIMENTO – Estes são programas que têm ênfase na transferência do aprendizado, enquanto o suporte do mesmo será dado pela própria contratante. Seu propósito é mudar como as pessoas pensam, sentem e se comportam. Requerem um nível maior de customização e devem estar bem integrados aos objetivos de desenvolvimento organizacional. É desejável que o grupo elabore ações de suporte ao aprendizado para garantir o exercício do que foi aprendido. A participação do RH no processo é de grande importância, podendo chegar a co-facilitar em alguns momentos. Destinam-se a grupos e times inteiros. Ex: Integração de duas equipes no desenvolvimento de um projeto.

 EDUCACIONAL – A ênfase é no processo refletivo e intelectual que é despertado através de vivências. Costumam ser programas que geram tomada de consciência nos indivíduos, com relação ao que precisa ser mudado neles próprios, seja buscando novos conhecimentos, novas perspectivas de encarar os cenários nos quais o grupo ou empresa se encontra. Seu propósito é gerar mudança na maneira como as pessoas pensam e sentem. São programas que têm sua aplicação destinada a toda organização, com necessidade de mudança na percepção ou ajustes de comportamentos Ex: Reuniões de Kick Off.

 SENSIBILIZAÇÃO – A ênfase é a na vivência. São programas desenhados para integrar, descontrair e, como o nome diz, sensibilizar para questões definidas durante a fase de diagnóstico. Têm como principal propósito sensibilizar para a mudança ou projeto, motivar e criar um ambiente positivo. Sua aplicação é universal, para qualquer público. Ex: Convenções de Vendas.